Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Receita de abóbora recheada

Por Luana Bortolon


Olá divas, hoje vou passar uma receita gostosa, saudável e muito fácil de fazer!
Abóbora recheada de carne e ovo, hum... adoro abóbora de todos os tipos! E essa abóbora é cultivada sem agrotóxico, diretamente da horta dos meus pais!



A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Possui também bastante água e fibras.
Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

 Ingredientes
2 abóboras paulista;
400 gr de carne moída;
1 cebola grande;
3 dentes de alho;
sal e pimenta a gosto;
cheiro verde picado a gosto;
milho verde natural;
1 tomate;
2 ovos cozidos; 
azeite.

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite, em seguida acrescente a carne moída e vá mexendo até cozinhar, acrescente o cheiro verde picado, o tomate picado e o milho já cozido, refogue, tempere com o sal e a pimenta (usei pimenta dedo de moça picada), quando a carne estiver bem cozida e soltinha está pronta. Reserve.


Lave a abóbora, e faça um corte que pode ser redondo ou quadrado, fazendo uma janela, com uma colher retire as sementes, embrulhe a abóbora com papel manteiga e leve ao microondas por uns 3 ou 4 minutos. Em seguida coloque o recheio de carne e o ovo cozido. Você pode cortar os ovos cozidos e misturar com o recheio de carne moída, ou coloca-los separadamente dentro da abóbora. Feche a abóbora com a tampa usando 2 palitos. Envolva as abóboras com papel alumínio e leve ao forno para assar diretamente na grade. Asse por aproximadamente 30 minutos, o tempo varia de acordo com o seu forno. Não é necessário usar forma.



Sirva com salada e arroz integral, uso o arroz 7 grãos.
Muito fácil não?? O bom é que sobrou uma abóbora inteirinha, então temos uma refeição pronta, rsrs

Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes. Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas.

As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.                                         

Espero que gostem da receita! Beijos e até mais...

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário