Pesquisar este blog

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Açúcar! Qual deles você usa?

Por Luana Bortolon


Olá Divas... em especial para as que procuram uma alimentação mais saudável e gostam de substituir os velhos produtos industrializados por produtos naturais ou orgânicos...

Em casa quase não consumimos açúcar, acho que um pacote dura 1 semestre, rsrs  eu uso apenas quando faço pão integral (2 colheres de sopa) e quando recebo visita, faço um bolo simples para tomar com café, ou raramente, uma sobremesa. Esses dias fui ao supermercado e o açúcar que compro estava em falta (açúcar mascavo), então, comecei a procurar outro açúcar, mas não queria o cristal ou refinado (branco), procurava algo similar ao mascavo e encontrei o açúcar demerara. Confesso que não conhecia, então, fui para o Google e agora compartilho com vocês minha pesquisa...

Os açúcares constituem os carboidratos simples. Eles também são divididos por tipos. 
As diferenças aparecem no sabor, na cor, aparência e na composição nutricional dos micronutrientes de cada tipo.  



Aquele açúcar mais escuro é o mascavo. Quanto mais sua coloração puxar para o marrom, mais vitaminas e sais minerais ele tem. Especialistas indicam que, em 100 gramas de açúcar mascavo, há 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Na mesma quantidade, o refinado – que é o branco, ou seja, o tipo mais comum – traz, no máximo, 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Dê só uma olhada nas propriedades dos diferentes tipos de açúcar que existem:




Açúcar mascavo: é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Não passa por refinamento e mantém as mesmas vitaminas e sais minerais dessa planta.



Açúcar demerara: fica no processo intermediário entre o mascavo e o refinado. Não passa por branqueamento. Por isso, mantém as vitaminas e sais minerais no mesmo nível que o mascavo. A vantagem dele é que não altera o sabor nem a cor das preparações.

É uma opção bem interessante pra quem quer melhorar a alimentação, deixando-a mais natural, sem alterar o sabor das receitas. Com o tempo, fica ainda mais fácil colocar o açúcar mascavo no dia-a-dia, se preferir.

Informação Nutricional do açúcar demerara

Porção de 5 g (1 colher de chá)
Porção de 5g% VD (*)Porção de 5g% VD (*)
Valor Energético20 kcal = 84 kJ1Gorduras trans0 g**
Carboidratos5 g2Fibra alimentar0 g0
Proteínas0 g0Sódio0 mg0
Gorduras totais0 g0Cálcio1 mg0
Gorduras saturadas0 g0Ferro0 mg0
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas
** Valor diário não estabelecido.


Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, ele perde vitaminas e sais minerais.



Açúcar orgânico: com valores nutricionais similares ao mascavo e ao demerara, tem a vantagem de ser livre de aditivo tóxico no processo do plantio da cana-de-açúcar. É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção.





Agora que você já sabe um pouco mais sobre os refinados e integrais pode fazer sua escolha e, quem sabe, ter hábitos de vida cada vez mais saudáveis no dia a dia.

Mas fique atenta, observe na tabela acima a quantidade de carboidrato e calorias dos açúcares, se o seu objetivo é a perda de peso e o controle do diabetes, não adianta, trocar o açúcar refinado ou cristal (branco), por açúcar mascavo, demerara ou orgânico. Para perder peso, o melhor é evitar o consumo de açúcar.

Espero que gostem das dicas!!
Beijos adocicados e até a próxima... 



Fonte: www.portalvital.com/saude
www.maeterra.com.br/
nutricionistacleidiane.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário